domingo, 28 de agosto de 2011

Diet ou Light?

Quem nunca se perguntou qual desses produtos seria o melhor...

     Muitas pessoas se confundem nesse assunto. Por isso a primeira dica é sempre olhar as informações nutricionais de um produto.
     -Alimentos diet: Esses produtos geralmente são feitos para um público em especial, que tenham alguma restrição a algum nutriente, pessoas que apresentam diabetes, colesterol, doença celíaca...
Um produto diet é isento de algum nutriente, podendo este ser açúcar, gordura, proteína... Por isso é importante saber quais destes nutrientes está sendo retirado do produto para que ele seja denominado um produto "diet". Outro erro é pensar que esses alimentos apresentam menos calorias, pois na redução de um nutriente (açúcar, gordura, proteína...), muitas vezes é necessário o aumento de outro para que se conserve a textura do produto, e isso pode resultar no aumento de calorias comparado com o produto normal. Um exemplo são os chocolates diet, que podem conter zero açúcar, porém um nível maior de gordura, tornando -se tão ou mais calóricos do que os chocolates normais. Por isso, alimentos "diet" não são uma boa escolha para pessoas que querem perder peso.

     -Alimentos diet e light : Também temos alimentos que, além de serem específicos para um público que tenha restrição a um certo nutriente, também têm calorias reduzidas. Esses são considerados diet e light ao mesmo tempo.

     -Alimentos light: Esses alimentos são assim denominados quando há redução mínima de 25% de algum nutriente ou calorias. Para que seu valor calórico seja menor é necessário que sejam reduzidos nutrientes energéticos (carboidratos, proteínas e gorduras). Um alimento considerado light pela redução de sódio, por exemplo, não terá seu valor calórico diminuído. E assim como o diet, muitas vezes na redução de um nutriente é necessário aumentar os níveis de outro. Um exemplo é o refrigerante light - o que também vale para o diet - ambos contêm um nível bem maior de sódio comparado ao refrigerante normal. Sendo assim, pessoas hipertensas não devem consumir.

Por isso, muito mais do que simplesmente se preocupar com essas denominações, aprenda a ler o rótulo do produto e avaliar se é uma boa opção para sua saúde.

Um comentário:

  1. nossa e eu vivi um bom tempo achando que era tudo a mesma coisa inclusive já fiz dieta usando produto diet. parabéns pelo site.

    Livia Nunes - JAC - SP

    ResponderExcluir